São Paulo Bairros

Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Biblioteca José Mauro de Vasconcelos

Desde sua inauguração em 6 de setembro de 1991 tem sido uma biblioteca de alta demanda, atendendo não somente crianças e adolescentes, mas também adultos e pessoas da 3ª Idade.

Endereço: Praça Com. Eduardo de Oliveira, 100
Bairro: Parque Edu Chaves – São Paulo, SP
Tel.: 11 2242-8196 e 11 2242-1072
Horário: 2ª a 6ª feira das 9h às 18h e sábado das 9h às 16h
Coordenadora: Sandra Cristina Brasil Silva
bmjmaurovasconcelos@yahoo.com.br

HISTÓRICO DA BIBLIOTECA

A construção do prédio em que funcionaria a Biblioteca Infanto-Juvenil do Parque Edu Chaves teve início em 1986, porém em outubro de 1988 as obras foram interrompidas, e para a sua continuidade foi necessária nova licitação. No final de 1990 o prédio foi arrombado e invadido por um grupo de pessoas do movimento Humanista.

Este grupo reivindicava o prédio para a implantação de um pronto socorro comunitário, que seria mantido por meio de recursos humanos e financeiros próprios. Foi necessária a intervenção de um delegado de polícia para que o grupo abandonasse o local. Após a invasão, a Secretaria Municipal de Cultura retomou a obra em 1990, concluindo-a em 1991.

A inauguração da Biblioteca Infanto-Juvenil José Mauro de Vasconcelos aconteceu em 6 de setembro de 1991. Foi um momento muito esperado pelo público que não dispunha de biblioteca na região. Desde sua inauguração tem sido uma biblioteca de alta demanda, atendendo não somente crianças e adolescentes, mas também adultos e pessoas da 3ª Idade.

Legislação referente à biblioteca
Inauguração: 6 de setembro de 1991
Denominação: Decreto n.º 26.767 de 2 de setembro de 1988

BIOGRAFIA DO PATRONO JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS

José Mauro de Vasconcelos nasceu em 26 de fevereiro de 1920, no Rio de Janeiro. Passou a infância em Natal, RN. Sua família era muito pobre e José Mauro passou por muitas dificuldades. Seu grande sonho de infância era ser nadador profissional e chegou a ganhar alguns prêmios em campeonatos que participava.

Tinha uma personalidade muito inconstante. Aos quinze anos mudou-se sozinho para o Rio de Janeiro, teve diversos empregos para conseguir se sustentar. Percorreu o Brasil de norte a sul; foi treinador de boxe, agricultor, operário, garimpeiro, carregador de bananas, ator de cinema, jornalista, locutor de rádio e escritor.

Iniciou diversos cursos superiores, mas nunca concluiu nenhum deles.

Seu primeiro romance Banana Brava fixa a aventura vivida por ele em terras do Rio Araguaia. Em 1968 escreveu sua obra mais conhecida O meu pé de laranja lima, baseada em sua infância; nos primeiros meses de lançamento vendeu mais de 217 mil exemplares.

José Mauro de Vasconcelos é figura controvertida da literatura brasileira, marginalizado pela crítica e aclamado pelo público, é autor de largas tiragens com sucessivas reedições.

Faleceu em julho de 1984 em São Paulo.

Algumas Obras: Banana brava, Barro blanco, Coração de vidro, Rosinha – minha canoa, Rua descalça, Palácio japonês, Vamos aquecer o sol, O meu pé de laranja lima.

Sair da versão mobile