Em 153 a Companhia City – responsável pela implantação de bairros considerados nobres, como o Jardim América ( o primeiro que a empresa urbanizou e loteou a partir de 1913) – solicitou à prefeitura municipal o alvará ( que levou o número de 1207/53) para arruamento de um bairro batizado de Campo Grande.
O pequeno núcleo residencial foi urbanizado a partir de 1954. Nos anos seguintes um novo loteamento surgiu na região e como de costume na capital paulista – os loteadores usaram o nome de distrito como chamariz. Assim surgiu o Jardim Campo Grande e a Vila Campo Grande.
Com o crescimento desenfreado da região, no entanto, o projeto da Campanhia City não obteve os mesmos resultados de outros empreendimentos. O fato é que o núcleo se desenvolveu como uma área residencial cercada por grandes loteamentos industriais, por comercio de segunda linha e por uma área aberta a invasões, como de fato ocorreram nas décadas de 1970 e 1980.
Hoje, do bairro planejado pela City restam apenas algumas ruas arborizadas, mas o ideal de um local tranqüilo para morar ficou aquém das expectativas. Atualmente, o Campo Grande dá nome a um grande distrito da zona Sul/Sudoeste da capital.
Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano