São Paulo Bairros

Parelheiros

Distrito Parelheiros


 

A história de Parelheiros esta intimamente ligada aos alemães. Em 1827 o imperador dom Pedro I, preocupado com o povoamento do pais e com as constantes invasões dos castelhanos ao sul do Brasil, determinou à província de São Paulo o assentamento de colonos alemães que estavam no Rio de Janeiro.

Dois anos mais tarde, 94 famílias (entre soldados, agricultores e artesãos) receberam lotes de terra na então freguesia de Santo Amaro. O local fica a uns trinta minutos do centro de Santo Amaro. O nome Parelheiros vem do costume germânico de fazer corridas com um tipo de carruagem puxada por um parelha de cavalos.

Por diversos fatores, inclusive o isolamento, a primeira tentativa de imigração alemã no Brasil foi um fracasso, e a colônia entrou em decadência; tanto que em 1839 o numero de moradores tinha caído pela metade e, em 1850, o reduto contava com apenas cinco famílias.

Anos mais tarde a área conhecida como Parelheiros começou a ser povoada, e a primeira escola foi criada em 1881. Em 1944, tornou-se distrito.

Anos mais tarde a população começou a aumentar com rapidez, ora pelos alugueis baixos, ora pela possibilidade de loteamentos clandestinos. O fato é que a região se desenvolveu demais, e ao redor dela pequenos bairros foram nascendo, já enfrentando grandes problemas.

Fonte: 450 Bairros São Paulo 450 Anos
Editora: Senac São Paulo
Autor: Levino Ponciano

Sair da versão mobile